quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Temperamento Sanguíneo

SANGUÍNEO


A pessoa sanguíneo é caloroso, amável, simpático. Atrai as pessoas como se fossem um ímã. Tem boa prosa, é otimista e despreocupado. é generoso, compassivo, adapta-se ao meio-ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios. Porém, como os outros temperamentos, o sanguíneo tem seus defeitos. Em geral é possuidor de pouca força de vontade; emocionalmente instável e  explosivo, irrequieto e egoísta.
Na bíblia encontramos um personagem sanguíneo: PEDRO. Sendo totalmente extrovertido, seus defeitos são visíveis a todos. 
O sangüíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas, Mt.17:1, Jo.21:17. Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, Jo.6:69. Era desinibido e sincero, Lc.5:8. Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, Mt.14:28-29; Jo.18:10; Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, 1Pe.5:10. Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram superados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, constância, coragem, sabedoria, alegria, humildade, amor, amabilidade, fé, paciência e liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário