quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Casamento - Uma aliança com Deus



Aliança (acordo) - é um pacto entre duas ou mais partes objetivando a realização de fins comuns.
As escrituras indicam que o casamento é uma aliança, veja o que  Malaquias 2.14 diz:
" ...Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança"
Mateus 19.6 
" De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem".
Gênesis 2:24
" Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne".
O casamento é uma aliança entre um homem e uma mulher diante de Deus, onde o Senhor espera que honremos nossos votos diante Dele quando dissemos que prometemos amar, honrar e ser fiel até que a morte nos separe, ou quando dissemos que estaríamos lado a lado seja na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza. Em Eclesiastes 5:4,5 diz:
" Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras".
Os votos do casamento são um assunto sério, é um compromisso de duas pessoas com Deus.
 Aliança é diferente de contrato. O contrato só permanece se ambos as partes forem fiéis; a aliança exige que sejamos fiéis aos compromissos assumidos.
Temos vivido num tempo em que o casamento é muito banalizado, as pessoas não têm honrado seus votos, na primeira dificuldade, no primeiro problema que surge no casamento, elas já pensam em se separar, em divorciar.   Precisamos refletir sobre nossos votos, temos cumprido eles? temos amado, honrado e sendo fiel a nosso cônjuge?
Quando alguém entra numa aliança, assume um compromisso. A Bíblia fala que Deus fez uma aliança conosco. E essa aliança é um vínculo inquebrável com Deus. Deus não quebra aliança e não nos permite quebrá-la também. Quando alguém que está em aliança com Deus, desobedece e não aceita as condições estipuladas por esta aliança, a conseqüência é a maldição, mas Deus não quebra Sua aliança.
Aliança (anel) - anel utilizado para simbolizar união afetiva, símbolo de união, representa fidelidade e compromisso; 
Como surgiu a aliança (anel)?
Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado. 

Dois mil anos depois, surgiu entre os gregos a crença de que um ímã também podia atrair o coração. Eles acreditavam também que o dedo anular esquerdo possuía uma veia que levava diretamente ao coração. 

Assim, começaram a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem atraídos para sempre. O costume passou aos romanos e a Igreja manteve a tradição.

O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial. O anel serve essencialmente para indicar um elo, o signo de uma aliança, de um voto, a ambivalência desse símbolo provém do fato de que o anel une e isola ao mesmo tempo. É a expressão de um voto que confere ao anel seu valor sacramental. Poder-se-á observar ainda que, de acordo com a tradição, durante a celebração do casamento os noivos devem permutar entre si os anéis, uma dialética duplamente sutil e que exige que cada um dos cônjuges se torne, assim, amo e escravo um do outro. 

Fontes pesquisadas:

Um comentário: